sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Turistei por Pilões (PB) - Cachoeira do Ouricuri - Trip #32

Oi gente!

Em 2018 nós chegamos a conclusão de que nosso plano de vida é desbravar o mundo. Não só em termos de outros países, mas do nosso próprio lugar. Qualquer lugar interessante com beleza natural e história pra contar. Assim, acordamos um dia e decidimos ir conhecer as cachoeiras do Ouricuri na cidade de Pilões (PB) e a Cachoeira do Roncador na cidade de Bananeiras (PB). De João Pessoa para Pilões são 127 quilômetros. E de Pilões para Bananeiras 33 quilômetros (assunto para outro post). Fomos bem cedo pra tentar ir em uma cachoeira de manhã e outra à tarde. 

Cachoeira do Ouricuri

Cachoeira do Ouricuri - Pilões (PB)

Viajamos sabendo que a Cachoeira do Ouricuri tinha água o ano inteiro, porém com volume mais baixo no mês que fomos: novembro. O melhor período para visitação é quando está bem cheia: de maio à julho. O volume de água fica baixo entre agosto e abril. 


Na trilha para a Cachoeira


Pilões está incluída no Roteiro Cultural Caminhos do Frio. Sua paisagem serrana e seu clima agradável, durante boa parte do ano, são um convite aos turistas que gostam de um bom ambiente natural. Cortada por vários rios e belas cachoeiras (cachoeiras do Poço Escuro, do Ouricuri, da Manga), tem seu território pontilhado de montanhas eternamente verdes e vales estreitos e profundos onde várias trilhas ecológicas são exploradas por aventureiros de todo o Brasil.  


A Cachoeira é localizada no Sítio Ouricuri e fica dentro de uma floresta, resquício da exuberante Mata Atlântica  no município. A estrada até a cachoeira é bem sinalizada. São cinco quilômetros do centro da cidade até a cachoeira. As belas cascatas completam a obra esculpida pela natureza nesta região. A água do Rio Araçagi corre por entre árvores e rochedos, formando um conjunto de corredeiras de beleza incontestáveis 


A força das águas produz outro atrativo interessante: as fendas nas rochas do leito do rio, por onde podemos mergulhar em um local e sairmos em outro. Você não pode perder a oportunidade de conhecer e tomar esse belo banho refrescante. A Cachoeira de Ouricuri é o ponto turístico mais visitado do município, recebendo todos os finais de semana até mil visitantes, em feriados esse número triplica. Nesse sentindo, o número de turistas vem crescendo cada vez mais e a consequência é o lixo deixado no percurso da trilha e no local do banho.


Associação Amigos da Cachoeira do Ouricuri

Desde julho de 2018, uma associação cobra uma taxa simbólica de R$ 2 por pessoa para a visitação da cachoeira. A Associação Amigos da Cachoeira de Ouricuri (AACO)  é uma associação turística, criada para promover a preservação e manutenção da trilha, deixando-a mais atrativa, limpa e segura, além de promover o turismo rural, garantindo emprego e rendo extra para a comunidade.  Esta ação, é fruto de uma parceria da comunidade com a Prefeitura Municipal de Pilões, através do Departamento de Cultura e Turismo e Secretaria de Desenvolvimento Social. 



Chegando em um determinado ponto da estrada, algumas pessoas da associação interrompem a passagem de carros e, a partir dali, só entram os pagantes. Houve muitos casos de bêbados e uso de drogas na cachoeira, além do lixo deixado pelos usuários mas, com o controle da associação, eles esperam que o ambiente fique melhor para os banhistas. Um senhor pediu para estacionarmos no estacionamento, que se resumia a um descampado de chão de terra e algumas árvores. Cobrou uma taxa de estacionamento e nos orientou sobre a trilha até a cachoeira.  


Perguntamos se havia algum lugar para comer na hora do almoço e ele indicou ir na casa de uma senhora chamada Maria ali perto. Encomendamos o almoço para 13h quando retornássemos do banho e seguimos caminhando mais um dois quilômetros de trilha. Como esperávamos, não tinha tanta água na cachoeira, mas o banho estava maravilhoso, principalmente porque estávamos com crianças. Estava raso e dava pra subir nas pedras dentro d´água. 


Havia algumas famílias e casais, cada um em sua rocha, com o piquenique montado. Teve gente que levou rede e tinha recém-nascido dormindo tranquilamente. Alguém levou um som pequeno, mas o volume não incomodava e uma família levou até churrasqueira. Uma senhora muito gentil, compartilhava as suas frutas com as crianças que estavam por perto. Mas disseram que lá não é sempre calmo assim, geralmente fica lotado. Aproveitamos ao máximo o banho em família (a água no começo é bem gelada mas depois você se acostuma) e voltamos para a casa de Maria para almoçar. 


Nós achávamos que íamos comer na pequenina casa de Maria, mas sua filha nos levou para o bar dela, próximo ao estacionamento, com um espaço bem agradável, onde ela vendia refrigerantes e picolés de sobremesa. A comida caseira estava deliciosa, com feijão, arroz, macarrão, carne, galinha, salada e purê de batatas. Conversamos um pouco, tomamos banho e trocamos de roupa no banheiro do bar  e seguimos caminho para Bananeiras, para a Cachoeira do Roncador.


A cachoeira fica aberta para visitação até às 16h. Acampamento só por agendamento. Informações adicionais sobre a cachoeira você encontra nas redes sociais do município @visitepiloespb e nas redes sociais da Associação @aacoturismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas