Oi gente!
Um dos passeios gratuitos a se fazer na capital federal da Argentina é conhecer o Jardim Botânico Carlos Thays, mais conhecido como Jardim Botânico de Buenos Aires. Ele fica no bairro Palermo e faz parte do Parque tres de febrero. É um belo espaço verde de sete hectares, ao longo dos quais podemos contemplar mais de 5.500 espécies vegetais diferentes enquanto passeamos por suas agradáveis veredas. Uma das coisas que caracteriza Buenos Aires é a variedade de propostas de espaços verdes, com estilos de paisagens de alta qualidade e profissionalismo. E um dos mais importantes espaços nesse sentido é o Jardim Botânico Carlos Thays.
História
O arquiteto e paisagista francês Carlos Thays veio para Buenos Aires para estudar durante dois anos, mas ficou na cidade. Ele era o Diretor de Passeios da Cidade de Buenos Aires. Foi o responsável por projetar e implantar diversas áreas verdes no município como o Parque 3 de febrero. Deste modo, em 1892, ele quem tomou a iniciativa de criar o Jardim Botânico, com o intuito de ter um local para realizar testes e estudos com diferentes tipos de vegetação. Desde o início havia a ideia de integrar o espaço para ser utilizado pela população como um lugar de lazer. A inauguração aconteceu apenas em 7 de setembro de 1898. Cabe destacar a grande ajuda do engenheiro agrônomo Benito Carrasco, na concretização de várias destas obras para que hoje pudéssemos desfrutar do Jardim, curtir ao ar livre, enquanto aprendemos um pouco de botânica, arquitetura e história. O local teve de ser adaptado com um tratamento especial para que os solos fossem férteis, considerando as numerosas e variadas plantas que seriam plantadas no futuro.
O que encontrar?
Além da superfície de mais de sete hectares de espécies vegetais, um casarão de estilo inglês com uma biblioteca de botânica, três jardins de estilo - um francês, um romano e um oriental, um herbário, cinco estufas, uma grande coleção de esculturas, o jardim das borboletas, no qual acontecem exposições de arte temporárias e oficinas. Ali também funciona a Escola municipal de Jardinagem Cristóbal Maria Hicken.
Diversidade de estilos e espécies
No Jardim Botânico se encontram os três estilos principais da jardinagem paisagista: o simétrico, o misto e o pitoresco, recriados nos jardins romano, francês e oriental. O jardim romano é composto por ciprestes, álamos e loureiros. O jardim francês é caracterizado por seu design simétrico no estilo francês dos séculos XVII e XVIII, com desenhos influenciados pela estética do Jardim de Versalles e destaque para a fonte central. No jardim oriental, podemos encontrar espécies típicas de acordo com a origem de cada região (Ásia, Oceania, Europa, África e Estados Unidos) mas com destaque para a flora argentina. Também se encontram setores onde as espécies vegetais se ordenam sistematicamente, segundo a classificação taxonômica.
Estufas
Uma das maiores atrações do Jardim Botânico são as cinco estufas, onde são guardadas espécies procedentes das regiões mais cálidas. A estufa maior, de estilo art noveau foi premiada na Exposição de Paris de 1899 devido ao seu tamanho, design e qualidade de manutenção de algumas espécies. Foi declarada Patrimônio Histórico Nacional.
Entre o tapete verde formado pelas diferentes plantas do jardim, é possível encontrar 33 obras de arte, como esculturas, bustos e monumentos. Destacam-se Os primeiros Frios, do catalão Miguel Blay y Fábrega; Sagunto, de Querol y Subirats; Figura de mulher, da tucumana Lola Mora; Saturnalia, em bronze patinado, por Ernesto Biondi, além de uma réplica da conhecidíssima Diana de Versalles.
Casarão e Biblioteca Botânica
No edifício central do jardim, está localizado um belo casarão onde já funcionou o Departamento Nacional de Agricultura e o Museu Histórico Nacional. A mansão de estilo inglês, construído em 1881, já foi morada de Carlos Thays e sua família. Atualmente o prédio comporta uma biblioteca e é a sede da administração do Jardim Botânico. A Biblioteca Botânica conta com 1.000 livros e 10.000 publicações de todo o mundo, com livre acesso disponíveis para os visitantes, além do Museu Botânico.
Casarão onde morou Carlos Thays
Jardim das Borboletas
Desde 2014, há também um Jardim das Borboletas, um local aberto com 500 m² com o intuito de atrair naturalmente as borboletas para se reproduzirem e também se alimentarem nas mais de 3 mil plantas presentes. Para não espantar as borboletas, o passeio pelo local é limitados a grupos pequenos e durante o passeio é possível ver os diferentes estágios de desenvolvimento da borboleta. Desde a lagarta, passando pelo casulo e enfim a borboleta em si.
Um lugar de relax
O Jardim Botânico de Buenos Aires é um lugar agradável e bem cuidado. Aproveite o dia para caminhar, relaxar, fazer piquenique e apreciar a natureza. O espaço é amplo e completo. Percorra suas trilhas, conhecendo as várias espécies nativas da Argentina e de outros continentes. Conheça também uma coleção de ervas aromáticas e mais sobre a flora nativa.
Endereço do Jardim Botânico de Buenos Aires:
Avenida Santa Fe, nº 3.951 – Palermo, Buenos Aires
4831 4527
buenosaires.gob.ar/jardinbotanico
Como chegar
O Jardim Botânico tem três entradas, a principal é Av. Santa Fé, 3951. Outra entrada é na frente do Ecoparque e da Plaza Italia, o endereço é Av. Las Heras com Av. Santa Fé.
A terceira entrada é em frente à esquina da Rua República Árabe da Síria com a Rua Beruti.
Você pode ir de metrô e descer na estação Plaza Itália da linha D, a verde ou ir de trem e descer na estação Palermo da linha San Martin.
As linhas de ônibus que passam por lá são: 10, 12, 15, 21, 29, 34, 39, 41, 57, 59, 60, 64, 67, 68, 93, 95, 111, 118, 128, 141, 151, 152, 160, 161 , 188 e 194.
Horário de funcionamento
O Jardim Botânico abre das 8h às 18h de segunda a sexta.
Aos sábados e domingos ele funciona das 9h às 18h. Se for feriado ele abre às 11h e fecha às 18h.
Durante o verão o horário muda, então atenção: das 8h às 19h de segunda a sexta, e das 9h30 às 19h aos sábados domingos e feriados.
As visitas guiadas acontecem aos sábados, domingos e feriados às 10h30 e às 15h.
Valor da entrada
Entrada gratuita!










Nenhum comentário:
Postar um comentário