Para mim, a melhor época do ano é o São João. E como boa nordestina e sertaneja, não tem nada melhor do que cultivar as tradições nessa época do ano, com comidas típicas e um bom forró de pé de serra no interior. Nesse período na Paraíba, todas as cidades respiram os festejos juninos. E além do "maior São João do Mundo" de Campina Grande, com seus 30 dias de festa, Patos também se destaca pelas melhores festas do São João. A cidade ferve, fica lotada, e é forró todo dia, o dia todo, em junho. Morei até os 14 anos de idade lá.
Um bom forró em pé de calçada tocando zabumba
Em 2016 quando fomos de férias em junho para Patos, descobrimos que estavam fazendo passeios de helicóptero partindo do Estádio de futebol José Cavalcanti, porém, Thiago me desencorajou achando um desperdício de dinheiro. Afinal eram R$ 100 por 5 minutos de passeio. Mas tudo é uma questão de prioridades, né? Tem gente que gasta isso com bebidas numa noite ou paga muito mais em um abadá pra correr atrás de um trio. Não é todo dia que a gente pode fazer coisas diferentes nas férias e ter novas experiências. E essa eu queria muito vivenciar. Então, nas férias de 2017, bati o pé que queria esse passeio, e usei o pretexto de ser o aniversário de Thiaguinho para ele se dar de presente.
Anderson, Thiago e Eu (Wênia) antes do passeio
Depois de estarmos esgotados da nossa trip ao Pico do Jabre (leia aqui sobre essa aventura), fomos em mais um rolê com nosso amigo Anderson "Toretto". Pode parecer bobagem, mas muita gente não tem coragem de fazer esse passeio. Claro, o helicóperto pode balançar dependendo do vento e se você for daqueles que sente enjoos, isso pode lhe incomodar muito, então não faça refeições pesadas antes de voar. São só alguns minutos para desfrutar a vida por outro ângulo, então, aproveite! Você pode precisar de óculos escuros ou boné, dependendo do horário em que for voar por causa dos raios solares. Leve também protetor solar, use calçados fechados e não coloque nada para fora do helicóptero.
Nosso comandante @luizaleixojunior nos deixou super tranquilos. Ele também é instrutor de vôo, além de piloto comercial em São Paulo. Da minha parte, não rolou ansiedade nem nervosismo. Dá para ir uma pessoa ao lado do piloto e duas pessoas na parte de trás. Aproveite o uso dos fones de ouvido com o microfone, eles facilitam muito a comunicação entre comandante e passageiros e vocês podem compartilhar as emoções, informações, risadas e até os medos da viagem, e isso pode aliviar as tensões.
Vista aérea do Terreiro do Forró em Patos (PB)
Fotografe e filme o máximo que conseguir, você não sabe quando passará por essa experiência de novo. Mais na frente, você vai querer recordar estes momentos. E o melhor, aproveite a vista! No meu passeio de paramotor que vou contar mais adiante, fiquei tão tensa porque a primeira decolagem não funcionou ,que não me comunicava muito com o piloto e não relaxei o suficiente pra aproveitar ao máximo o momento. Ainda vou fazer esse passeio de novo! Nesse passeio de helicóptero, sobrevoamos a cidade de Patos e todos os seus bairros, como também o "Terreiro do Forró" de dia. Eles também estavam fazendo passeios à noite sobrevoando a festa do São João. Pude sobrevoar a rua em que morei e ver minha antiga casa, como também, ver o Rio Espinharas que passava no final da rua, a Cruz da Menina... Foi uma experiência incrível e inesquecível!
Um pouco do nosso passeio de helicóptero
Faria muitas e muitas vezes mais! Pra fechar com chave de ouro este dia, participamos à noite de um concurso de forró, na tradicional festa da Rua Deodoro da Fonseca e ganhamos o concurso, eu e Thiaguinho com direito a premiação, forró, sorrisos, comidas gostosas, amigos e minha família.



