Oi gente!
Em outubro de 2017 fizemos uma viagem maravilhosa para Pipa (RN) com um casal de amigos. Pipa é um destino sempre em alta em qualquer estação do ano. É uma praia e município do Rio Grande do Norte (RN), distante 84 quilômetros da capital Natal (RN) e 152 quilômetros de João Pessoa (PB), pela BR 101. O nome da vila "Pipa", teve origem no formato de um barril de vinho que os portugueses também chamavam de "pipa" e era o ponto de referência dos navios que chegavam na costa, na época do Brasil colônia, para pegar o Pau Brasil das matas da região.
Pousada Brasil Tropical Vilage
A cidade é totalmente voltada para o turismo, desde a quantidade de qualidade dos hotéis e pousadas até a diversidade dos serviços oferecidos pro turista. Já fui várias vezes para lá e cada vez é especial e única. Mas, fazia muitos anos que não viajava para lá e Thiaguinho ainda não conhecia. Se você procura natureza exuberante, ecoturismo, gastronomia diversificada com chefs de todo lugar do mundo, noites badaladas com muita gente bonita ou mesmo, apenas relaxar, você encontra tudo isso em um só lugar.
Hotel Brasil Tropical Vilage
Qualquer lugar que se fique hospedado em Pipa tem aquela energia boa, afinal, é praia dia e noite. Desta vez, ficamos hospedados no Brasil Tropical Village. É um conjunto de chalés charmosos, completo de tudo, que nem dá vontade de sair de lá. E o nosso até cozinha tinha.
Com Cláudia, minha comadre
Aproveitamos bastante a piscina e todo o conforto que o hotel oferecia com serviço de sauna, hidromassagem, até as toalhas os funcionários entregavam pra gente na piscina. No primeiro dia a piscina foi quase privativa pra nós. Aproveitamos pra fazer muitas fotos no Hotel, tomamos um vinho, entre casais e nos organizamos pra ir dar uma volta no centro de Pipa.
Pipa também é roteiro para o surf, um dos picos mais conhecidos do Brasil. Muitos surfistas que se destacaram internacionalmente surfaram por estas bandas, como Fábio Gouveia. Além do surf, para quem gosta de esportes ou quer aprender, você pode fazer aula de kitesurf, andar de caiaque na lagoa Guaraíras, andar de quadriciclo, fazer um vôo livre, ou fazer arvorismo com tirolesa em meio à Mata Atlântica.
Para quem curte natureza, você pode aproveitar a beleza das falésias, passear de barco para contemplar os golfinhos ou tartarugas marinhas, fazer passeios de buggy para conhecer a região, fazer trilhas pelo santuário ecológico e fazer um tour guiado de bike. Opções não faltam, depende de quanto tempo você vai ter para aproveitar!
Deixamos para o outro casal escolher o lugar onde iríamos fazer um jantar especial. E esse realmente foi. Fomos para o restaurante Oca Toca do Hotel Toca da Coruja que fica na Avenida Baia dos Golfinhos. Este é considerado um dos melhores restaurantes da Pipa.
Restaurante da Toca da Coruja
Sobremesa na Toca da Coruja
O restaurante atende com reservas, com um chef maravilhoso, cozinha internacional e especialidade em frutos do mar. O restaurante tem estacionamento e um ambiente super agradável, rústico, com ótima decoração. Nosso jantar foi a luz de velas. A comida é saborosa, destaque para os pratos peixe na folha da bananeira e peixe na crosta da castanha. Achamos que o jantar demorou bastante a sair, mas os pratos são muito sofisticados.
Drinks da Toca da Coruja
Os garçons são super educados, atenciosos, profissionais preparados para atender da melhor forma possível. Os pratos são bem sofisticados e caros. Não lembro de ter comido algo tão caro na vida, rs. E parece que quanto mais caro, menor o prato. Então, quando saímos de lá, ainda estávamos com fome e fomos comer rodízio de pizza em outro local! rs.
Passeio no centro de Pipa à noite
Uma das coisas complicadas em Pipa é estacionar. Então, se puder, se estiver perto do Centro, vá à pé. É à noite que todos se encontram pelo Centro. E a noite em Pipa, é tipo a noitada em São Paulo, começa bem mais tarde.
Centro de Pipa
Escutamos um pouco de música ao vivo e fomos bater perna, olhar as lojinhas e ver gente. Como queríamos aproveitar bastante a praia no outro dia pela manhã, não fomos pra nenhuma balada.
No dia seguinte, após um maravilhoso café da manhã no Hotel, descemos para a praia e decidimos andar de barco para ver os golfinhos.
As praias da Pipa transbordam de belezas naturais. Nós começamos o dia pela Praia do Madeiro e Praia do Amor. Depois fomos fazer um passeio de lancha e conseguimos ver os lindos golfinhos na Enseada dos Golfinhos. A praia do centro de Pipa é sempre mais cheia e repleta de restaurantes e barracas. É da praia do centro que saem os barcos para a Baía do Golfinhos. Os passeios são em torno de R$ 40 a R$ 50.
Enseada dos Golfinhos
Um passeio maravilhoso (se você não enjoar em barcos, como Thiago, que ficou com um pouco de náuseas no final, mas deu pra aproveitar bastante!). Leve alguma câmera que você possa tirar fotos na água. Mas se não levar, tem vários vendedores ambulantes vendendo capas de plástico pra você não se preocupar na hora de registrar seus passeios na água.
Passeio de lancha
Escolhemos almoçar num restaurante no primeiro andar da rua principal com comida nordestina à base de carne de sol na manteiga, feijão verde, arroz de leite, entre outras delícias regionais. Os pratos foram bem servidos e com preço acessível. São inúmeras as opções de comida que a cidade tem. Pesquisando, dá pra comer bem e com preço razoável.
Praia do Madeiro
Campeonato de Surf
Nós fomos contemplar a vista das falésias à tarde. E aproveitamos vendo um pouco de um campeonato de surf que estava acontecendo. Mas tem outros lugares onde o pôr-do-sol também é belíssimo como o mirante sunset.
Praia do Chapadão
Depois de contemplar essa paisagem incrível, fomos fazer um passeio de quadriciclo pelas praias do chapadão, praia das minas e praia de Sibaúma. À noite, escolhermos comer comida italiana no jantar numa casa de massas, também na rua principal do centro da cidade. Abaixo a foto da pasta que Thiaguinho escolheu. Todos os pratos bem servidos com ótimo atendimento.
Pipa é sempre uma ótima escolha de destino para todos os gostos!


















